Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Zumbi dos Palmares: a fascinante vida do líder quilombola

Zumbi dos Palmares foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior do período em que o Brasil foi colônia portuguesa. Mas Zumbi não foi apenas o último, mas o principal líder e um dos maiores — senão o maior — nome da história da resistência negra à escravidão na era colonial.

Por essa razão, tornou-se um símbolo da luta antirracista no Brasil de hoje. Nascido livre na capitania de Pernambuco, acabou por ser escravizado quando tinha somente seis anos de idade. Com a lei 12.519/2011, seu nome saiu dos livros de História como sinônimo de resistência para demarcar a luta pelos direitos do povo negro contra a injustiça racial.

Leia mais…

Zumbi dos Palmares foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior do período em que o Brasil foi colônia portuguesa. Mas Zumbi não foi apenas o último, mas o principal líder e um dos maiores — senão o maior — nome da história da resistência negra à escravidão na era colonial.Por essa razão, tornou-se um símbolo da luta antirracista no Brasil de hoje. Nascido livre na capitania de Pernambuco, acabou por ser escravizado quando tinha somente seis anos de idade. Com a lei 12.519/2011, seu nome saiu dos livros de História como sinônimo de resistência para demarcar a luta pelos direitos do povo negro contra a injustiça racial.Leia mais…

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy