Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Seca de quase 75% da água do Pantanal indica escassez do bioma

O mapeamento realizado pelo especialista Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, revelou que o Pantanal já perdeu quase 75% de seu volume de água desde 1988, quando a última cheia no bioma foi registrada. Segundo o projeto, o déficit hídrico deverá ser agravado nos próximos anos e poderá ocasionar o surgimento de novos desastres naturais, atuando como vetor de incêndios e como responsável por uma possível extinção da cobertura vegetal até 2092.

Os dados surpreendentes, identificados por meio de mais de 150 mil imagens geradas por satélites Landsat e auxiliadas por inteligência artificial, apontaram que o Pantanal perdeu aproximadamente 68% de seu território, contra 15% da caatinga, 13% da Amazônia, 4,6% da Mata Atlântica e 0,4% do pampa. Esse total sugere uma redução de 5,9 milhões de hectares para apenas 1,5 milhões, as menores dimensões catalogadas nos últimos 36 anos.

Leia mais…

O mapeamento realizado pelo especialista Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, revelou que o Pantanal já perdeu quase 75% de seu volume de água desde 1988, quando a última cheia no bioma foi registrada. Segundo o projeto, o déficit hídrico deverá ser agravado nos próximos anos e poderá ocasionar o surgimento de novos desastres naturais, atuando como vetor de incêndios e como responsável por uma possível extinção da cobertura vegetal até 2092.Os dados surpreendentes, identificados por meio de mais de 150 mil imagens geradas por satélites Landsat e auxiliadas por inteligência artificial, apontaram que o Pantanal perdeu aproximadamente 68% de seu território, contra 15% da caatinga, 13% da Amazônia, 4,6% da Mata Atlântica e 0,4% do pampa. Esse total sugere uma redução de 5,9 milhões de hectares para apenas 1,5 milhões, as menores dimensões catalogadas nos últimos 36 anos.Leia mais…

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy