Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Revolta da Chibata: 6 fatos para conhecer a agitação militar de 1910

A Revolta da Chibata foi um movimento organizado por marujos contra os castigos físicos impostos aos marinheiros brasileiros. Contudo, a chibatada foi apenas um pretexto para a eclosão do motim, já que a situação envolveu desigualdades sociais, por exemplo.

Inspirados nos movimentos de marinheiros ingleses que se levantaram contra o governo local no Encouraçado Potemkin, a revolta ocorrida no Rio de Janeiro foi apenas o cume de uma situação muito maior de insatisfação contra o racismo e a exclusão social de um país recentemente livre da escravidão e tornado República. A partir de 6 fatos, conheça e entenda um pouco mais sobre o que levou a esta insurgência.

Leia mais…

A Revolta da Chibata foi um movimento organizado por marujos contra os castigos físicos impostos aos marinheiros brasileiros. Contudo, a chibatada foi apenas um pretexto para a eclosão do motim, já que a situação envolveu desigualdades sociais, por exemplo.Inspirados nos movimentos de marinheiros ingleses que se levantaram contra o governo local no Encouraçado Potemkin, a revolta ocorrida no Rio de Janeiro foi apenas o cume de uma situação muito maior de insatisfação contra o racismo e a exclusão social de um país recentemente livre da escravidão e tornado República. A partir de 6 fatos, conheça e entenda um pouco mais sobre o que levou a esta insurgência.Leia mais…

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy