Portal Jornal

Seu portal de notícias!
ONU tentará implementar ‘cessar-fogo humanitário’ entre Rússia e Ucrânia
A Organização das Nações Unidas (ONU) buscará implementar um “cessar-fogo humanitário” entre Rússia e Ucrânia, anunciou o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, nesta segunda-feira, 28.

Guterres disse à imprensa na sede das Nações Unidas em Nova York que pediu a Martin Griffiths, secretário-geral adjunto para assuntos humanitários, “que analise imediatamente com as partes envolvidas a possibilidade de acordos e convênios para um cessar-fogo humanitário na Ucrânia”.

Indicou que seu adjunto retornaria de Cabul, onde está atualmente, e disse esperar que possa se dirigir “o quanto antes” a Moscou e Kiev.

O chefe da ONU denunciou que “desde o início da invasão russa há um mês, a guerra levou à insensata perda de milhares de vidas, ao deslocamento de milhões de pessoas, essencialmente mulheres e crianças, e à sistemática destruição de infraestruturas essenciais” na Ucrânia. “Isso deve acabar”, insistiu.

Na quinta-feira passada, a Assembleia Geral da ONU aprovou por esmagadora maioria de 140 uma nova resolução não vinculante que “exige” à Rússia o fim “imediato” de sua “agressão” à Ucrânia.

Na véspera de uma nova rodada de diálogo entre Moscou e Kiev em Istambul, as autoridades ucranianas temiam nesta segunda-feira um agravamento da situação na cidade de Mariupol, onde já teriam morrido ao menos 5.000 pessoas desde o início da invasão.

Chefe da organização disse que pediu análise imediata da possibilidade de acordos e convênios entre os países

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy