Niède Guidon, a arqueóloga que elevou a pesquisa brasileira

Se você nunca ouviu, leu ou soube algo sobre Niède Guidon, siga neste texto e corrija esse erro. Isso porque a arqueóloga franco-brasileira é um dos mais importantes nomes da ciência brasileira, contribuindo, entre outras coisas, com a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí. Lá está o maior conjunto de sítios arqueológicos de todas as Américas.
Filha de pai francês e mãe brasileira, Niède é natural de Jaú, interior de São Paulo. Formada em História Natural pela Universidade de São Paulo (USP), em 1959, aproveitou-se da dupla nacionalidade para curar uma especialização em Arqueologia Pré-Histórica na Universidade Paris-Sorbonne, em 1962. Foram mais de cinco décadas dedicadas à luta pela preservação do parque nacional, até que ela se aposentou, em 2020, aos 87 anos.
Se você nunca ouviu, leu ou soube algo sobre Niède Guidon, siga neste texto e corrija esse erro. Isso porque a arqueóloga franco-brasileira é um dos mais importantes nomes da ciência brasileira, contribuindo, entre outras coisas, com a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí. Lá está o maior conjunto de sítios arqueológicos de todas as Américas.Filha de pai francês e mãe brasileira, Niède é natural de Jaú, interior de São Paulo. Formada em História Natural pela Universidade de São Paulo (USP), em 1959, aproveitou-se da dupla nacionalidade para curar uma especialização em Arqueologia Pré-Histórica na Universidade Paris-Sorbonne, em 1962. Foram mais de cinco décadas dedicadas à luta pela preservação do parque nacional, até que ela se aposentou, em 2020, aos 87 anos.Leia mais…