NASA captura imagens de três galáxias se unindo

A gravidade pode unificar galáxias ou separá-las por completo, mas é certo que conseguir documentar esses processos é algo fascinante e raro — mesmo que estejamos em uma época com telescópios espaciais avançados e modernos. Por esse motivo, as fotos divulgadas pela NASA e pela Agência Espacial Européia (ESA) no dia 14 de fevereiro são especiais.
Imagens obtidas através do Hubble mostraram três galáxias se convergindo em uma só. Segundo os pesquisadores, essa nova formação está localizada a 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer. Como a força gravitacional dessa fusão tripla é tão intensa, poeiras estelares estão se acumulando para formar novas estrelas, causando protuberâncias na nuvem galáctica.
A gravidade pode unificar galáxias ou separá-las por completo, mas é certo que conseguir documentar esses processos é algo fascinante e raro — mesmo que estejamos em uma época com telescópios espaciais avançados e modernos. Por esse motivo, as fotos divulgadas pela NASA e pela Agência Espacial Européia (ESA) no dia 14 de fevereiro são especiais.Imagens obtidas através do Hubble mostraram três galáxias se convergindo em uma só. Segundo os pesquisadores, essa nova formação está localizada a 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer. Como a força gravitacional dessa fusão tripla é tão intensa, poeiras estelares estão se acumulando para formar novas estrelas, causando protuberâncias na nuvem galáctica. Leia mais…