Holomodor: a grande fome que devastou a Ucrânia na época da URSS

Há 90 anos, a Ucrânia enfrentava uma grande crise de fome durante o governo soviético de Joseph Stalin. Principalmente entre 1922 e 1923, diversas pessoas famintas vagavam pelos campos ucranianos em uma desesperada busca por alimento, o que resultou na morte de milhões de pessoas.
A situação era tão grave que médicos eram obrigados a carregar corpos dos hospitais sobrecarregados e atirá-los em enormes covas. Esse evento ficou conhecido como Holomodor e divide a opinião de historiadores até hoje, visto que muitos qualificam os acontecimentos daquela época como genocídio e traçam paralelos com o Holocausto — que matou milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial durante o regime nazista.
Há 90 anos, a Ucrânia enfrentava uma grande crise de fome durante o governo soviético de Joseph Stalin. Principalmente entre 1922 e 1923, diversas pessoas famintas vagavam pelos campos ucranianos em uma desesperada busca por alimento, o que resultou na morte de milhões de pessoas.A situação era tão grave que médicos eram obrigados a carregar corpos dos hospitais sobrecarregados e atirá-los em enormes covas. Esse evento ficou conhecido como Holomodor e divide a opinião de historiadores até hoje, visto que muitos qualificam os acontecimentos daquela época como genocídio e traçam paralelos com o Holocausto — que matou milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial durante o regime nazista.Leia mais…