Portal Jornal

Seu portal de notícias!
França, Turquia e Grécia farão ‘operação humanitária’ para retirar civis da cidade ucraniana de Mariupol
Bruxelas – França, Turquia e Grécia realizarão uma “operação humanitária” de evacuação de civis na cidade sitiada de Mariupol, no sul da Ucrânia, “nos próximos dias”, anunciou nesta sexta-feira, 25, o presidente francês, Emmanuel Macron.

“Vamos iniciar uma operação humanitária com Turquia e Grécia para evacuar todos os que quiserem sair de Mariupol”, disse Macron, ao término de uma cúpula europeia em Bruxelas. O chefe de Estado francês acrescentou que trataria do assunto com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “no prazo de 48 a 72 horas”.

“Espero poder envolver a maior quantidade de partes interessadas que for possível nesta operação”, afirmou o presidente francês, garantindo que estará “em condições” de realizar esta evacuação “nos próximos dias”.

Macron explicou que a presidência francesa conversou nesta sexta-feira com o prefeito de Mariupol, “cidade de 400 mil habitantes dos quais, hoje, restam apenas 150 mil”, vivendo “situações dramáticas”, assinalou.

De acordo com o último balanço informado pela prefeitura de Mariupol, mais de 2 mil civis já morreram na cidade. O presidente ucraniano Volodimir Zelensky disse que ainda há 100 mil pessoas bloqueadas na cidade portuária do Mar de Azov assediada pelas tropas russas.

Região, que está sitiada por tropas russas, sofre frequentes bombardeios

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy