Portal Jornal

Seu portal de notícias!
EUA expulsam colombianos por norma sanitária da pandemia
Os Estados Unidos expulsaram centenas de colombianos justificando uma norma sanitária que permite a deportação de imigrantes sem documentos, após negociações com o governo colombiano, informaram fontes do governo americano à AFP nesta sexta-feira(25).

“Após discussões com o governo da Colômbia, em março de 2022, o DHS começou a repatriar cidadãos colombianos para a Colômbia de acordo com a ordem de saúde pública do Título 42”, disse um funcionário do Departamento de Segurança Interna (DHS), que pediu anonimato.

Em 3 de março, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu na Casa Branca seu colega colombiano Iván Duque, com quem discutiu migração, entre outros assuntos.

O Título 42 foi imposto pelo ex-presidente republicano Donald Trump e permite que imigrantes indocumentados sejam expulsos sob a alegação de que podem ser portadores de covid-19.

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos tem girado em torno de uma média de 27.000 diariamente nos últimos dias em comparação com um pico de 700.000 em meados de janeiro, segundo os Centros de Controle de Doenças (CDC). Esta diminuição motivou várias organizações e parlamentares a pedirem a Biden que suspenda a aplicação dessa regra.

O DHS continua a aplicar o Título 42 “a adultos solteiros e unidades familiares localizadas na fronteira sudoeste”, disse a fonte.

Um funcionário do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) especificou que em 4 de março retomou os voos para a Colômbia e “centenas de colombianos” foram expulsos sob o Título 42.

“Todos os passageiros passam por um exame médico antes do embarque”, devem usar máscara, testar negativo para covid-19, ter temperatura inferior a 37,2 ºC e não apresentar sintomas relacionados com o coronavírus para viajar, disse à AFP esta fonte, que solicitou anonimato.

Anteriormente, os Estados Unidos já haviam concordado com a Colômbia em expulsar os migrantes venezuelanos que residiam naquele país e foram detidos ao entrar ilegalmente em território americano pela fronteira com o México.

Em fevereiro, as autoridades de imigração dos EUA interceptaram 164.973 pessoas que cruzaram a fronteira terrestre entre os Estados Unidos e o México, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA.

Número de casos de covid-19 nos Estados Unidos tem girado em torno de uma média de 27.000 diariamente

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy