Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Biden promete ‘resposta’ da Otan se Rússia usar armas químicas na Ucrânia
Bruxelas – O presidente americano, Joe Biden, disse nesta quinta-feira, 24, que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “responderia” se o presidente russo, Vladimir Putin, usar armas químicas na guerra na Ucrânia.

“Responderemos se as utilizar. A natureza da resposta dependerá da natureza do uso”, advertiu Biden após uma cúpula da Otan em Bruxelas.

Biden também afirmou que a Rússia fracassou na tentativa de dividir os países ocidentais e que, desde a invasão russa da Ucrânia, a aliança militar está “mais unida do que nunca”.

Putin “não pensava que podíamos manter essa coesão” e obteve “justamente o contrário do que queria ao invadir a Ucrânia”, declarou.

O presidente americano também se disse favorável à exclusão da Rússia do G20, embora tenha destacado que a decisão dependeria do conjunto de membros desta instância de coordenação entre potências industrializadas e emergentes.

Em relação à China, aliada tradicional de Moscou, Biden expressou “esperança” de que Pequim se abstenha de ajudá-la na guerra na Ucrânia.

“Penso que a China compreende que seu futuro econômico dependerá mais de suas relações com o Ocidente do que com a Rússia”, insistiu.

Presidente dos Estados Unidos também afirmou que a Rússia fracassou na tentativa de dividir os países ocidentais e que, desde a invasão russa da Ucrânia, a Otan está ‘mais unida do que nunca’

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy