Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Ucrânia garante que Rússia aceitou ‘oralmente’ suas propostas nas negociações
Kiev – O principal negociador ucraniano nas negociações de paz com a Rússia, David Arakhamia, garantiu neste sábado, 2, que Moscou aceitou “oralmente” as principais propostas ucranianas e que Kiev aguarda uma confirmação por escrito.

Em um programa de televisão, o negociador sugeriu que as negociações para acabar com o conflito avançaram consideravelmente. “A Federação Russa deu uma resposta oficial a todas as posições, que é que eles aceitam a posição [ucraniana], exceto na questão da Crimeia”, anexada pela Rússia em 2014, disse Arakhamia.

Ele também acrescentou que, embora “não haja confirmação oficial por escrito”, o lado russo disse isso “oralmente”. Por outro lado, Arakhamia afirmou que se um encontro entre o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e o presidente russo, Vladimir Putin, fosse organizado, “provavelmente” aconteceria na Turquia.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que recebeu delegações russas e ucranianas em seu país esta semana, “ligou para nós e para Vladimir Putin” na sexta-feira, dizendo que sediaria tal reunião, revelou. “Não sabemos a data ou o local, mas achamos que o local provavelmente será Ancara ou Istambul”, disse Arakhamia.

Desde o início da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, Zelensky pediu repetidamente para se encontrar com Putin. O negociador ucraniano enfatizou que Moscou concordou durante as negociações que um referendo sobre a neutralidade da Ucrânia seria “a única saída para essa situação”.

Se os ucranianos não aceitarem esse status, “voltaremos a um estado de guerra, talvez, ou a novas negociações”. O Kremlin insiste que a Ucrânia não deve aderir à Otan e deve optar pela neutralidade.

Negociador sugeriu que as conversas para acabar com o conflito avançaram consideravelmente

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy