Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Talibãs proíbem academias e banhos públicos para afegãs
Ginásios e banhos públicos também serão proibidos para as afegãs, disseram autoridades talibãs, neste domingo, 13,, na esteira do recente anúncio de sua exclusão dos parques e jardins da capital. “Os espaços esportivos estão fechados às mulheres, porque os seus treinadores são homens e algumas (salas) eram mistas”, disse o porta-voz do Ministério para a Prevenção do Vício e da Promoção da Virtude, Mohammad Akif Sadeq Mohajir.
Mohajir acrescentou que os “hammams”, banhos públicos onde homens e mulheres são tradicionalmente separados, serão proibidos para as mulheres. “Atualmente, todas as casas têm banheiro e, portanto, não representa nenhum problema para as mulheres”, justificou o porta-voz.
Para a estudante universitária Sana, de 23 anos, a explicação é outra: “A principal razão para o fechamento de parques, academias e hammams está na ideologia antimulheres dos talibãs”.
“O Afeganistão se tornou hoje uma torre de exclusão para as mulheres. Querem mandar as mulheres para um buraco negro. Hoje, com o fechamento dessas instalações para elas, ficarão encarceradas dentro das quatro paredes de sua casa”, denuncia a estudante em conversa com a AFP.
As escolas de ensino médio para meninas estão fechadas e elas são obrigadas a usar o véu integral. Excluídas da maioria dos empregos públicos, as mulheres também não podem viajar sozinhas para fora de sua cidade. 

Medida representa mais uma etapa do cerceamento das liberdades femininas no país

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy