Poeira do Saara remove metano da atmosfera, diz estudo

Recentemente, um estudo publicado pela Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Stony Brook University revelou que a poeira gerada pelo deserto do Saara é muito eficiente na remoção do metano na atmosfera do nosso planeta. O metano é um potente gás de efeito estufa (GEE), potencialmente responsável por até um terço do aquecimento global, estimam alguns cientistas.
Conforme relatado em pesquisa divulgada no PNAS, quando a poeira mineral se mistura com o spray do mar para formar o aerossol de spray mineral-poeira do mar (MDSA), a luz solar ativa esse composto para produzir uma abundância de átomos de cloro que mitigam os efeitos totais do metano.
Recentemente, um estudo publicado pela Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Stony Brook University revelou que a poeira gerada pelo deserto do Saara é muito eficiente na remoção do metano na atmosfera do nosso planeta. O metano é um potente gás de efeito estufa (GEE), potencialmente responsável por até um terço do aquecimento global, estimam alguns cientistas.Conforme relatado em pesquisa divulgada no PNAS, quando a poeira mineral se mistura com o spray do mar para formar o aerossol de spray mineral-poeira do mar (MDSA), a luz solar ativa esse composto para produzir uma abundância de átomos de cloro que mitigam os efeitos totais do metano.Leia mais…