Portal Jornal

Seu portal de notícias!
O ‘rei da cocaína’ chega à Itália após ser extraditado pelo Brasil
Rocco Morabito, conhecido como “rei da cocaína” e considerado um dos traficantes mais procurados do mundo, segundo o Ministério do Interior italiano, chegou à Itália, nesta quarta-feira (06), após ser extradito pelo Brasil. O mafioso estava foragido da justiça italiana há 23 anos e foi preso no Brasil, em março do ano passodo, em João Pessoa.

O Italiano, que é acusado de fazer parte da Máfia ‘Ndrangheta, chegou no aeroporto de Roma-Ciampino e foi transferido para uma prisão escoltado por agentes da polícia italiana.

Rocco Morabito teve a sua extradição autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março desse ano. O pedido de extradição foi apresentado pelo Governo da Itália, para o cumprimento de quatro condenações criminais por tráfico internacional de drogas e envolvimento com organização criminosa, ocorridos em Milão.

Para as autoridades, a sua extradição “envia uma mensagem poderosa: por mais forte que seja a rede criminosa de grupos mafiosos, nossa rede policial global é mais forte”, disse o promotor, Giovanni Bombardieri, que trabalha contra a máfia em Reggio Calabria.

A extradição segue uma intensa cooperação entre os Escritórios Centrais Nacionais (BCNs) da INTERPOL no Brasil e na Itália.
 

Máfia ‘Ndrangheta
Com origem na região italiana da Calábria, a ‘Ndrangheta é considerada o grupo mafioso mais extenso e poderoso da Itália, com atividades em todos os continentes e fortes laços com o comércio de cocaína com destino à Europa a partir da América do Sul.
 “A ‘Ndrangheta não é apenas uma questão italiana; eles representam uma ameaça global e têm explorado ligações com grupos do crime organizado na América do Sul para se enriquecerem”, disse Márcio Nunes de Oliveira, diretor-geral da Polícia Federal brasileira. 
 

Rocco Moribito era considerado um dos foragidos mais procurado do mundo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy