Maryam Mirzakhani: a primeira mulher a ganhar o Nobel da matemática

Maryam Mirzakhani foi uma matemática iraniana que viveu apenas 40 anos. Em sua curta trajetória, ela conseguiu um feito incrível: foi a primeira mulher a receber a Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da matemática, por suas incríveis contribuições ao estudo da geometria e da dinâmica.
Nascida em 1977 em Teerã, capital do Irã, Maryam sonhava em ser escritora. Mas os números começaram a atravessar o seu caminho, levando-a para o estudo da matemática. Ela, inclusive, chegou a declarar que via paralelismo entre os objetos da matemática e os personagens dos livros que lia. “Os números são como personagens que um dia você passa a conhecer melhor. Depois que as coisas evoluem, você olha para aquele personagem e ele se tornou diferente de como era antes”, declarou à revista Quanta, em 2014.
Maryam Mirzakhani foi uma matemática iraniana que viveu apenas 40 anos. Em sua curta trajetória, ela conseguiu um feito incrível: foi a primeira mulher a receber a Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da matemática, por suas incríveis contribuições ao estudo da geometria e da dinâmica.Nascida em 1977 em Teerã, capital do Irã, Maryam sonhava em ser escritora. Mas os números começaram a atravessar o seu caminho, levando-a para o estudo da matemática. Ela, inclusive, chegou a declarar que via paralelismo entre os objetos da matemática e os personagens dos livros que lia. “Os números são como personagens que um dia você passa a conhecer melhor. Depois que as coisas evoluem, você olha para aquele personagem e ele se tornou diferente de como era antes”, declarou à revista Quanta, em 2014.Leia mais…