Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Gato egípcio: porque o felino era idolatrado no Antigo Egito?

Talvez, você já tenha observado que o gato é um dos ícones mais marcantes da cultura do Antigo Egito. Não faltam artefatos com temas relacionados a esses felinos, de joias intricadas a estátuas. Aliás, graças à adoração aos gatos é que os antigos egípcios criaram o primeiro cemitério de animais de que se tem notícia. Com quase 2 mil anos, ele abriga em sua grande parte gatos adornados com contas e coleiras de ferro.

Mas por que o gato egípcio era tão valorizado? Por que, conforme disse o antigo historiador grego Heródoto, os egípcios raspavam as sobrancelhas como sinal de luto e respeito ao lamentar a perda de um gato da família?

Leia mais…

Talvez, você já tenha observado que o gato é um dos ícones mais marcantes da cultura do Antigo Egito. Não faltam artefatos com temas relacionados a esses felinos, de joias intricadas a estátuas. Aliás, graças à adoração aos gatos é que os antigos egípcios criaram o primeiro cemitério de animais de que se tem notícia. Com quase 2 mil anos, ele abriga em sua grande parte gatos adornados com contas e coleiras de ferro.Mas por que o gato egípcio era tão valorizado? Por que, conforme disse o antigo historiador grego Heródoto, os egípcios raspavam as sobrancelhas como sinal de luto e respeito ao lamentar a perda de um gato da família?Leia mais…

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.