Conheça Dina Boluarte, a nova presidente do Peru

Ela conseguiu ser eleita vice-presidente do Peru e foi nomeada ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo em junho do ano passado. Porém, Dina deixou o cargo no mês passado por discordar de ações do ex-presidente peruano.
A crise entre os dois teve início em julho. Pedro enfrentava problemas judiciais e corria o risco de sofrer um impeachment do Congresso. Questionada se estava preparada para ocupar o cargo de presidente, ela não fugiu do assunto.
“Há um mandato que o povo nos concedeu, governar por cinco anos, e essa é a única agenda que temos. Trabalhar nesses quatro anos que restam (do governo) pelos mais vulneráveis, os mais necessitados”, disse à época.
Dina Boluarte condenou Castillo
Dina Boluarte também publicou uma mensagem para os peruanos. “Rejeito a decisão de Pedro Castillo de perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. É um golpe de Estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei”, escreveu.
Dina Boluarte foi convocada pelo Congresso para ser empossada às 15h no horário peruano (às 17h no horário de Brasília). Ela terá a missão de pacificar o país e controlar os congressistas.
A posse ocorreu após o impeachment e prisão de Pedro Castillo; Ex-presidente tentou dissolver o Congresso do país