Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Como os recifes de corais podem diminuir o impacto das inundações

Classificadas entre os desastres mais prejudiciais aos Estados Unidos tanto pelo impacto financeiro — mais de centenas de bilhões gastos em reparações — quanto pelo social, as tempestades tropicais possuem um alto poder destrutivo, e suas inundações arrastam tudo que encontram pela frente em um raio de quilômetros. Porém, uma nova pesquisa realizada por engenheiros da Universidade de Miami pode fortalecer o combate às enchentes, reduzindo os danos causados por meio do restabelecimento dos recifes de corais.

O projeto, que consiste em um tanque do tamanho de uma piscina, um gerador de ondas e um motor a jato capaz de canalizar ventos com força de furacão, foi fabricado como ferramenta essencial para compreender a importância dos corais na proteção de comunidades costeiras. Isso porque o ecossistema oceânico atua como quebra-mar natural durante eventos catastróficos e amortece os impactos em zonas próximas às águas, mas seu papel está sendo comprometido pela extinção, graças aos efeitos das mudanças climáticas.

Leia mais…

Classificadas entre os desastres mais prejudiciais aos Estados Unidos tanto pelo impacto financeiro — mais de centenas de bilhões gastos em reparações — quanto pelo social, as tempestades tropicais possuem um alto poder destrutivo, e suas inundações arrastam tudo que encontram pela frente em um raio de quilômetros. Porém, uma nova pesquisa realizada por engenheiros da Universidade de Miami pode fortalecer o combate às enchentes, reduzindo os danos causados por meio do restabelecimento dos recifes de corais.O projeto, que consiste em um tanque do tamanho de uma piscina, um gerador de ondas e um motor a jato capaz de canalizar ventos com força de furacão, foi fabricado como ferramenta essencial para compreender a importância dos corais na proteção de comunidades costeiras. Isso porque o ecossistema oceânico atua como quebra-mar natural durante eventos catastróficos e amortece os impactos em zonas próximas às águas, mas seu papel está sendo comprometido pela extinção, graças aos efeitos das mudanças climáticas.Leia mais…

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy