Como o último imperador chinês acabou a vida como um jardineiro

O homem conhecido como Henry Pu Yi levou uma das vidas mais “estranhas” do século XX. Tinha apenas 2 anos, em 1908, quando foi coroado como o 11° imperador chinês. Três anos mais tarde, a China foi varrida por uma revolução que transformou a nação em uma república. A abdicação de Henry Pu Yi até foi organizada, mas lhe permitiram manter o título de imperador e ostentá-lo mesmo que não de maneira verdadeira.
Sem dúvidas, o menino não notou que tudo havia mudado. Mas como bem observou Edward Behr, seu biógrafo, o palácio imperial seria a primeira de suas muitas prisões.
O homem conhecido como Henry Pu Yi levou uma das vidas mais “estranhas” do século XX. Tinha apenas 2 anos, em 1908, quando foi coroado como o 11° imperador chinês. Três anos mais tarde, a China foi varrida por uma revolução que transformou a nação em uma república. A abdicação de Henry Pu Yi até foi organizada, mas lhe permitiram manter o título de imperador e ostentá-lo mesmo que não de maneira verdadeira.Sem dúvidas, o menino não notou que tudo havia mudado. Mas como bem observou Edward Behr, seu biógrafo, o palácio imperial seria a primeira de suas muitas prisões.Leia mais…