Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Central nuclear de Zaporizhzhia é reconectada à rede da Ucrânia
A central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, a maior da Europa, ocupada pelas forças russas e alvo recente de bombardeios, foi reconectada à rede de energia elétrica nesta sexta-feira, 26, um dia depois de ter sido desconectada, anunciou a operadora.
“Um dos reatores da central de Zaporizhzhia interrompidos na quinta-feira foi reconectado à rede elétrica hoje, sexta-feira, às 14H04 (8H04 de Brasília), informou a operadora Energoatom. A empresa afirmou que os sistemas de segurança funcionam de maneira normal.
O reator reconectado “produz energia elétrica para as necessidades da Ucrânia”, acrescentou a Energoatom, que apontou que “o aumento da potência está acontecendo”.
“Os trabalhadores da central de Zaporizhzhia são autênticos heróis, que garantem a segurança nuclear da Ucrânia e de toda Europa”, comentou a operadora.
A Ucrânia anunciou na quinta-feira, 25, que a central, que fica na região sul do país, havia sido “totalmente desconectada” da rede elétrica, pela primeira vez em sua história, porque as linhas elétricas haviam sido danificadas.
Zaporizhzhia é objeto de preocupação desde que foi ocupada pelas forças russas no início de março, poucos dias após o começo da ofensiva contra a Ucrânia, no dia 24 de fevereiro.

Um dos reatores havia sido desconectado nesta quinta-feira,25

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy