Portal Jornal

Seu portal de notícias!
Canadá convoca embaixador russo por possíveis crimes de guerra na Ucrânia
Ottawa – O Canadá convocou o embaixador russo em Ottawa, nesta quarta-feira, 6, para que o diplomata explique as imagens “chocantes” de assassinatos em Bucha, na Ucrânia, e pediu ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que acelere a investigação sobre alegações de crimes de guerra.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, disse a repórteres em Bruxelas, antes de uma reunião da Otan, que “instruiu” seu vice-ministro a “convocar o embaixador russo em Ottawa para garantir que ele receba imagens do que aconteceu em Bucha”.

Segundo a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, os corpos de 410 civis foram encontrados em Bucha e outros territórios da região de Kiev, recentemente recapturados pelas tropas ucranianas.

Moscou negou ter matado civis em Bucha, e tanto o Kremlin quanto o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmaram que tratavam-se de “montagens” e encenações ucranianas para a imprensa.

“Nosso objetivo é sufocar o regime russo”, disse Melanie Joly.

Ottawa também enviou funcionários da polícia federal canadenses ao Tribunal Penal Internacional para coletar possíveis evidências de crimes de guerra cometidos na Ucrânia.

Segundo a procuradora-geral da Ucrânia, os corpos de 410 civis foram encontrados em Bucha e outros territórios da região de Kiev, recentemente recapturados pelas tropas ucranianas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Generated by Feedzy