Canadá convoca embaixador russo por possíveis crimes de guerra na Ucrânia

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, disse a repórteres em Bruxelas, antes de uma reunião da Otan, que “instruiu” seu vice-ministro a “convocar o embaixador russo em Ottawa para garantir que ele receba imagens do que aconteceu em Bucha”.
Segundo a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, os corpos de 410 civis foram encontrados em Bucha e outros territórios da região de Kiev, recentemente recapturados pelas tropas ucranianas.
Moscou negou ter matado civis em Bucha, e tanto o Kremlin quanto o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmaram que tratavam-se de “montagens” e encenações ucranianas para a imprensa.
“Nosso objetivo é sufocar o regime russo”, disse Melanie Joly.
Ottawa também enviou funcionários da polícia federal canadenses ao Tribunal Penal Internacional para coletar possíveis evidências de crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
Segundo a procuradora-geral da Ucrânia, os corpos de 410 civis foram encontrados em Bucha e outros territórios da região de Kiev, recentemente recapturados pelas tropas ucranianas